quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

VI Portus Alacer



Pela sexta vez o sonho tornou-se realidade! Foi no dia 18 de Novembro que subimos ao palco do Centro de Artes do Espectáculo para mais um Portus Alacer!

O fim de semana adivinhava-se frio mas nada que uma multidão de tunantes não resolvesse... Nesta edição do Portus contámos com a Real Tuna Infantina (Algarve), Tum'Acanénica (Leiria), Tuna Económicas (Lisboa) e a VicenTuna (Lisboa) como tunas a concurso. Contámos portanto com grandes tunas e principalmente com um grande grupo de gentes das tunas que veio até ao Alentejo. No entanto, como o Portus já se tornou paragem obrigatória para tunantes no mês de Novembro, contámos ainda com os nossos amigos da Olissippo, com o Pepas e o Espanhol, sem esquecer todos os sempre-tunantes da EnfTuna que apesar de ex-elementos estão sempre connosco.

Recebemos as tunas na Praça da República que o tempo escasseava...e o espectáculo tinha de começar. Não é fácil organizar um festival de tunas, principalmete nos moldes do Portus, em que primeiro vem a parte séria do festival (Sexta-feira) pra deixarmos o fim de semana apenas para a diversão (Sábado). Assim sendo agradecemos desde já às tunas a concurso presentes a colaboração para que o resultado de mais um Portus Alacer fosse bastante positivo.

A primeira a subir a palco foi a Tum'Acanénica que começou a aquecer a noite com as suas grandes canções sempre animadas que nos fazem bater palmas sem parar.

Seguiu-se a VicenTuna, que já habituou o público de Portalegre a grandes actuações e que, mais uma vez, brilhou ao som da sua interpretação da Leitaria Garrett.

A Tuna Económicas defendia o título de vencedora do anterior Portus Alacer, e foi a terceira a subir a palco. Iniciou a sua actuação com uma brilhante interpretação do célebre Foi Deus e terminou brindando à sua cidade berço com Cheira a Lisboa.

Por último, foi a vez da Real Tuna Infantina, uma tuna estreante no Portus mas que foi uma mais-valia tanto em palco como fora dele. Agradecemos desde já à Real Tuna Infantina por ter aceite o convite e pelo início de uma amizade tunante que aqui começou. Subiram a palco encantando os presentes pelo seu bonito traje, mas também pela sua actuação e excelente interpretação da Bandolinata.

Por entre sketches e gargalhadas e actuações dos moços da EnfTuna ao som de In For The Kill em trajes bem... terminaram as actuações das tunas a concurso... Chegou ao final da noite e a EnfTuna subiu a palco com os seus 34 elementos e mais os seus candidatos, numa actuação que encantou e fez levantar o público que batia palmas sem parar! Do lado de cá ficava a sensação de dever cumprido e de que tudo vale a pena quando vemos os público sorrir ao som do nosso trabalho!
No final fez-se a entrega de prémios como manda a tradição. E o júri assim deliberou...

Melhor Tuna - Tuna Económicas

2ª Melhor Tuna - VicenTuna

Melhor Solista - Tum'Acanénica

Melhor Instrumental - Real Tuna Infantina

Melhor Porta-estandarte - VicenTuna

Melhor Pandeireta - Tuna Económicas

Tuna do Público - Vicentuna

Melhor Serenata - Tuna Económicas

A noite seguiu-se no KJ como sempre...e na Crisfal...e aina no FBA... Bem ao jeito Portalegrense!

O Sábado era de folia! Reunimo-nos na Praça da República e como o tempo teimava em não ajudar decidimos começar a "noite" por volta das 5 da tarde :) Fizemos um Pasa Calles até ao KJ e os jogos tradicionais (de jard....) no Jardim da Corredoura. Tunas todas juntas com cerveja e vinho para aquecer, as modas do costume para animar, e montou-se o Festão!
Assim se preparou o Arraial do Portus Alacer... que no Mercado Municipal esperáva-nos o Second Round... O Vítor Hugo trouxe o Karaoke e o Nossa, Nossa...Assim Você Me Mata... Havia bifanas e caldo verde (gentilmente confecionado pela mãe da nossa Sininho) e fez-se a festa até cair! Entregou-se ainda o último prémio a concurso...A Tuna Mais Tuna do VI Portus Alacer, decidida por votação entre todos os elementos da EnfTuna foi a Real Tuna Infantina.

E assim foi... Concretizou-se mais um Portus Alacer...
Agradecemos a todos que tornaram possível o VI Portus Alacer... e até para o ano! :)

Sem comentários: