E de repente algo inacreditável... o caro leitor acredita que a Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Rede Rodoviária de Portugal, nos cederam, gratuitamente, um autocarro de 52 lugares, com todas as condições para podermos ir a Lisboa? E que desse modo tivemos uma viagem calma sem sobressaltos? E que ainda foi garantido apoio em todos os transportes por parte das referidas entidades? Não acredita?... E faz o caro leitor muitíssimo bem, é tudo mentira... mais depressa a Elsa Raposo se tornava monogâmica...
Ainda assim, a EnfTuna, no passado dia 24 de Abril, deslocou-se à mui nobre capital para o X ForTuna- Festival organizado pela Tuna da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, a ForTuna. A aventura começou ainda em Portalegre, fizemo-nos à estrada em 3 carros de elementos da tuna e 2 carrinhas de 9 lugares gentilmente cedidas (e isto é verdade) pelo Clube Desportivo Portalegrense. A viagem até Lisboa decorreu sem problemas de maior, apenas as ocasionais ultrapassagens de malucos na auto estrada, uma das carrinhas não travava e a outra tinha pneus que faziam mais barulho que o nosso primeiro ministro em ano de eleições. Heis senão quando, finalmente, chegamos a Lisboa e começa a odisseia de encontrar o local... Como não poderia deixar de ser, perdemo-nos... ou melhor, a nossa Sininho perdeu-se, juntamente com a Sailormoon, a Violet e a Bumbum. Nada disto seria grave se elas não estivessem a conduzir o carro do Sr. Veterano Aturótu e o carro até nos fazia falta. Depois de uma hora de desespero e o resgate gentilmente efectuado pelos elementos da ForTuna, as 4 perdidas juntaram-se a nós e finalmente fomos comer qualquer coisa. (nota de rodapé: o festival teria inicio às 21 horas... entretanto isto já eram 22h30 e nós por ali).
Enquanto o Festival teve inicio (feliz e tradicionalmente atrasado) a EnfTuna jantou a tempo de ver a anTUNIA dar inicio às festividades extra-concurso. De seguida desfilaram pelo palco os inimigos da Tuna Económicas (ainda temos elementos a cuspir esponja de almofada por vossa culpa), os SemperT'unos de Setúbal e a escstunis de Lisboa. Depois do intervalo a TAISCTE subiu a palco seguida da actuação da EnfTuna, que apresentou a história do fado, com base em prefácios musicais e na nossa actuação de sempre deste ano. Por fim, a tuna anfitriã encerrou as actuações para um auditório cheio, cansado, mas entusiasta.
No fim, aqueles senhores que estão lá sentados sem pagar e ainda dão palpites, decidiram...
Melhor Pandeireta- EnfTuna
Melhor Estandarte- escstunis
Melhor Instrumental- TAISCTE
Melhor Original- EnfTuna
Melhor Solista- EnfTuna
Melhor Fado- Tuna Económicas
Tuna + Tuna- Tuna Económicas
Melhor Tuna- EnfTuna
E assim foi, a EnfTuna ganhou 4 prémios que muito nos honram neste X ForTuna. Depois dos naturais festejos e copos (moderados), regressámos a Portalegre, pois à nossa Flamenguita esperava-lhe um turno da manhã de directa no banco de urgência ( mas tudo vale a pena).

Fica aqui o nosso agradecimento à ForTuna pelo convite, hospitalidade e bifanas e um grande, enorme obrigado ao Clube Desportivo Portalegrense pela ajuda.
Chegados a Portalegre, mais uma mini como festejo e... até uma próxima.