sábado, 16 de maio de 2009

Analogia da Batata Frita ou o Conselho Desnecessário

A 23 de Abril de 1616 falecia um dos maiores poetas e dramaturgos ingleses de sempre, William Shakespeare. Entre obras e citações famosas deixou-nos pensamentos como este... "É pena que os tolos não possam, com sabedoria, falar daquilo que os sábios fazem, com tão grande tolice".
Imagine o caro leitor desta humilde tasca que não gosta de batatas fritas. Imagine ainda o caro leitor que a fábrica de batatas fritas tem um blogue. O caro leitor, naturalmente, como pessoa ponderada e coerente que é, não visita o blogue... afinal, nem aprecia a tal batata. Imagine então, por outro lado, que o caro leitor até gosta das tais batatas fritas mas não quer admitir... ou pior, tem noção que a tal fábrica de batatas fritas está a fazer um bom negócio, fruto do trabalho (ou da qualidade da batata). O caro leitor pondera então uma visita ao blogue e, porque não, lançar um comentário menos próprio (e infrutífero à partida) às pobres batatas fritas.
Ora muito bem... instalada a analogia, fique sabendo o caro leitor que foi isto que sucedeu aqui na nossa humilde tasca que o caro leitor acompanha. Um corajoso anónimo achou por bem partilhar connosco toda a sua capacidade intelectual retida durante anos e veio até à nossa humilde casa aconselhar-nos em pontos pertinentes e ideias inovadoras como tocarmos músicas originais e, pasme-se o caro leitor, beber minis. A humilde gerência desta casa ponderou responder ao caro (e disponível) anónimo e eventualmente convidá-lo para uma cerveja sem álcool enquanto cantaríamos um qualquer tema plagiado à escolha do caro anónimo. Dado o anonimato (pouco útil em comunicações que se pretendem proliferativas) e o receio que o caro anónimo não descodificasse palavras com mais de duas sílabas, aqui fica o uso do direito de resposta. Os conselhos foram anotados e, num laivo de loucura, um dia serão seguidos. Mais agradecemos ao corajoso anónimo ter aumentado o número de visitas da nossa tasca e ter fornecido à EnfTuna tema de diversão, riso e amena cavaqueira por 5 ou 6 ensaios e 3 ou 4 actuações. O nosso sentido obrigado.

13 comentários:

Toupiça disse...

Sou a favor de uma grade de sagres zero ou então uma frize para desenjoar!!!
Ah e sempre acompanhado por uma música plagiada das Non Stop, D'zrt ou até mesmo de outra sugerida pelo tal anónimo!!!
Já agora, uma sandes de delícias do mar!????

Kagastyle disse...

Acredito que tais comentários apareçam, afinal "...em Portalegre há mais do que gente que vai para o hospital tratar de doentes" (V.C. 09). No entanto e parafraseando o nosso Toupiça vai uma Sagres Zero ao som do que se ouve por esses palcos fora! Chegando a casa, um copinho de leite do garret porque o dia seguinte na mina vai ser duro. No entanto, nao queria partir sem deixar de agradecer a tal anónimo, pois também voce nos empurra para a frente!

TinTin's disse...

Lindo!

Simplesmente genial...

Vai um pacotinho de Lays? ;o)

ToZé disse...

Ora boas noites. esse frase que supostamente está citada e tem uma espécie de código fui eu que a disse, em Vale de Cavalos. Aproveito então para a corrigir: "A próxima música chama-se estudantes. Seria bom as pessoas saberem que podem vir a Portalegre sem ser quando estão doentes... Que há vida em Portalegre para além disso". Isto porque sou do distrito e sei a ideia preconceituosa que há em relação a Portalegre, neste aspecto. Seria bom que a pessoa que lá estava não a tentasse usar para meter "lenha prá fogueira"... Sou leitor assidou do vosso blog, não tenho problemas em o admitir, apesar das diferenças que supostamente nos separam. Venho para estar a par das coisas, também não achei piada ao tão famoso comentário anónimo... Agora, ler isto e ter a sensação de que estão a usar uma frase banal durante uma actuação para distorcer como vos dá "jeito"... Isso já é outra conversa. Até porque a não ser que o resto de vós estivessem invisíveis em Vale de Cavalos, sei de quem vem esta palhaçada, e infelizmente vem de quem mais juizo deveria ter, e não alimentar estas coisas.

Kagastyle disse...

Boa tarde ToZé. Antes de mais peço desculpa, se efectivamente o sentido da frase era esse que referiste. Da mesma forma que falas de preconceitos, nós também sabemos que eles existem, no entanto duvido que as pessoas se desloquem à capital do distrito apenas quando estão doentes. Logo, fazendo a analogia relativa ao que se tem verificado nos últimos tempos, e apesar da banalidade da frase, era susceptível de ser dubiamente interpretada. De qualquer forma, agradeço o esclarecimento público da mesma, como fizeste e daí o meu pedido de desculpas, se o sentido da mesma for o que referiste. Quanto à "lenha na fogueira", acredito na veracidade da mesma, uma vez que já foi posta por ambas as partes e isso não é novidade, no entanto, não é algo que me agrade, uma vez que para mim, este tipo de relação não traz nada de saudável para qualquer uma das partes, independentemente, não das supostas diferenças, mas sim dos supostos ideais que nos separam. Algo que eu, e muitos, tentámos mudar, quando entrámos para cá, uma vez que também temos amigos daí. Pessoas com quem passei os 4 anos do curso e com os quais a relação não mudou nada. Era bom que isso fosso generalizável, pois representamos a mesma instituição, a mesma cidade e partilhamos muitos palcos. Penso que apenas é preciso saber lidar com as supostas diferenças que referes. De qualquer forma, agradeço o teu gesto em clarificar a situação.

EMEPECÊ disse...

Caro ToZé,

Como residente e natural, não só do distrito, como do Concelho de Portalegre, reservo-me ao direito de discordar do sentido que procuras atribuir à dita (entenda-se, a frase contextualizadora da música por vós interpretada).
Como residente e natural, não só do distrito, como do concelho de Portalegre, reservo-me ao direito de retratar um outra realidade que impera nos concelhos limítrofes do de Portalegre, a saber: Marvão, Castelo de Vide, Crato, Arronches, Monforte e outros como Nisa e Alter do Chão. Realidade esta que, por laços históricos dista em muito da que retrataste. Não revejo nas intenções das deslocações daquelas gentes à capital de distrito apenas e só por questões de saúde. Ademais, mais não fosse, por Vale de Cavalo ser um lugar da Freguesia de Alegrete, curiosamente, parte do concelho de Portalegre (desde 1855).
Não creio que de há mais de 150 anos Portalegre seja conhecido pelas gentes de Vale de Cavalos pelo seu Hospital e todos os restantes serviços não sejam do seu conhecimento e usufruto.
Ainda assim, porque creio nas boas intenções das pessoas, fazendo fé nas tuas, subscrevo o pedido de desculpas pela incorrecta interpretação que, confesso, também fiz.
Como residente e natural, não só do distrito, como do concelho de Portalegre, reservo-me ainda ao direito da revolta, da incompreensão, dos actos e intenções, quiçá também mal interpretados, por parte de quem se diz defensor das boas relações e da cooperação entre agentes dinamizadores do que por cá se faz.
Como residente e natural, não só do distrito, como do concelho de Portalegre, reservo-me ao direito de querer entendimento e evadir-me de pensamentos e apreciações menos correctas acerca de quem se diz parte da dinâmica da cidade, no entanto e apesar de residente e natural, não só do distrito, como do concelho de Portalegre, reservo-me ao direito da coerência.

Apenas deixar uma nota de respeito e admiração pela hombridade por ti demonstrada ao deslocares-te aqui e explanares o teu ponto de vista. Um passo digno, a caminho, logo se verá do quê.

Stick disse...

Caro ToZé,
antes de mais, muito me apraz saber que és leitor assíduo do blog e tens gosto em acompanhar as andanças de outro dos grupos académicos de Portalegre. Mais me apraz que me consideres como alguém que "mais juízo deveria ter", mas já lá vamos. Gostaria de tecer um breve comentário em relação à "lenha na fogueira"... eu sou elemento da EnfTuna desde que ela existe, portanto ando nesta vida há cerca de 7 anos. Numa fase muito inicial, de crescimento da tuna e crescimento pessoal não tenho qualquer renitência em assumir que aprendi algo com a TunaPapasmisto e muitos e bons amigos de lá vieram, pessoas ponderadas, conhecedores do espírito necessário de entendimento entre ambas as partes, como o Henrique, o Rafa, o Gil, entre muitos outros que ficam por citar. Naturalmente sempre soubemos subsistir com as nossas diferenças, no entanto com o horizonte comum de dignificar a cidade e gentes de Portalegre. Infelizmente,essa vossa geração acabou e a relação acabou por entrar numa espiral descendente de rivalidade, quanto a mim não fundamentada, e uma relação que foi boa passou a ser nula, por motivos que me escapam e não são pertinentes para o que aqui se discute.
Passemos então a Vale de Cavalos... o elemento que estava no público era eu, como decerto sabes, que me desloquei ao Festival em representação da EnfTuna (que, infelizmente não pode corresponder ao convite que nos foi endereçado). Aquando da vossa actuação e da música em questão, confesso que, numa primeira instância, não percebi o teu comentário, de tão incoerente e descontextualizado que me pareceu.Daí, talvez a incorrecta interpretação que, confesso, fiz. Assim sendo e, como o Emepece, acredito na boa vontade das pessoas, venho aqui, em nome pessoal, desculpar-me pelo mal entendido e agradecer-te o facto de aqui teres vindo defender o vosso nome, o teu nome e as tuas ideias. Foi claramente (espero eu) um problema de articulação de discurso e incorrecta interpretação de parte a parte. Porque ainda faço por acreditar na boa vontade das pessoas.

Simão- Stick, EnfTuna

Anónimo disse...

boa tarde. sou estudante na ese em portalegre e smpr q posso acompanho as tunas. Por acaso estive em vale d cavalos e tb assisti a esse momento da actuação. só vim aki para dizer q na altura tb me pareceu uma boca infeliz e mal mandada para os membros da enftuna q tavam a asistir e continuo c essa ideia, até pk a frase n foi como o tozé a veio aqui corrigir. mas pronto, foi só uma confusão.parabéns aos papasmisto pelos prémios e à enftuna pelo grande trabalho que fazem.

ToZé disse...

Só para acabar, aproveito para responder... Ao último comentário, só tenho isto a dizer: Ser anónimo é a forma mais cobarde de manifestar opinião, e a tua resposta como está não me merece sequer uma referência. Sabes quem eu sou e os sitios que frequento... Quando tiveres a coragem de deixar o anonimato, conversamos. Ah, e se calhar a frase não foi tão bem, nem como eu a disse, nem como disse o Simão. Daí eu ter-me sentido "obrigado" a dar também o meu ponto de vista. Mas os Homens, meu caro, mostram-se nestas situações, em que largam as pedras e se sentam à fogueira para conversar!
A ti, Simão posso-te dizer que como deves saber, sou dos últimos talvez, dois "sobreviventes" dessa geração de que falas. Sei o que estás a dizer... E posso garantir-te que no dia que queiras me sento à mesa contigo e falamos, como tunantes, como amantes do espírito académico de Portalegre... Mas acima de tudo, como gente de juízo que acredito o somos... Os dois. Um abraço e peço também eu desculpa se em algum momento te ofendi a ti, pessoalmente... Ou mesmo à Enftuna. A intenção não era essa.
Aos outoros dois comentários, não me posso dirigir a vocês pelo nome, o que é chato... Mas aqui vai. Ao amigo(a) EMEPECÉ... Como deves saber, o distrito de Portalegre é até grande. Eu sou de Avis, e sei o que oiço, sei o que muitos dos meus amigos ouvem quando sabem que entraram em Portalegre. "O que vais fazer para Portalegre? O que é que aquilo lá tem? É o hospital e pouco mais". Sendo natural, sabes que estes comentários existem, e apaixonado que sou por Portalegre, foi contra essa mentalidade que me insurgi na actuação. Acredita sim, nas minhas boas intenções, assim como acredito nas tuas, uma vez que essa tua última frase, se eu a quisesse, mesmo que não de uma forma consciente interpretar de uma forma "má"... Também dava. ("Um passo digno, a caminho, logo se verá do quê". De qualquer forma, as minhas desculpas, se eventualmente és membro da Enftuna e se de alguma forma te ofendi. Mais uma vez, estou disponível para nos sentarmos à mesa antes que este ambiente se torne impossível.
Ao KAGASTYLE, nada mais posso dizer que não tenha já dito aos teus companheiros. Um abraço para todos.

P.S: Agradeço-te Simão por teres sido o único desta malta toda a assinar o teu comentário. Assim as coisas ficam sempre mais fáceis, uma vez que o problema tem andado à volta disso mesmo: As opiniões anónimas que andam, dos dois lados.
Dá que pensar, não? Xau malta!

EMEPECÊ disse...

Aprecio uma boa conversa e admiro quando esta se faz acompanhar de sinceridade. Na verdade, EMEPECÊ não é mais que nome de tuna que faço por dignar e utilizar em espaços que o justifiquem. Nem dei conta que seria difícil ser identificado. Como facilmente saberias, poderia assinar EMEPECÊ, Hugo "EMEPECÊ" Rebelo, ou, simplesmente, Hugo Rebelo.

Será com todo o gosto que atearei um fogueira e conversarei contigo (e isto não foi com ironia), porque entendo que ganhamos muito mais como pessoas, tunos e tunas juntos, ou pelos menos, sem nos atropelarmos.

Quanto à minha última frase, o sentido era mesmo esse, interprete-se conforme as intenções porque, na verdade, já vi do melhor, como do pior, corroborando incondicionalmente o que o stick mencionou.

Seria com muito agrado que veria as duas partes do mesmo lado da barricada, saberás, certamente do que falo e como falo. Falemos então, ou toquemos umas modas que é para isso que cá estamos.

Um Abraço (começo a gostar do tom disto).

Hugo "EMEPECÊ" Rebelo
EnfTuna

Kagastyle disse...

Da mesma forma que o EMEPECE e qualquer elemento da EnfTuna, no blog de qualquer tuna, inclusive o nosso, assinamos com o nome de tuna. Uma questão de contexto e porque assim se justifica. No entanto compreendo que este nome ao "bloggar" com elementos externos torna-se uma máscara, que não deixa de ser transparente para quem connosco priva. De qualquer forma, aqui fica mais um esclarecimento (provavelmente infrutífero) mas dado:

Filipe "Kagastyle" Adrião
Magistér da EnfTuna
AKA Ciboila.

PS: Teria TODO o gosto em me sentar também contigo, nessa fogueira que falas.

Abraço

Filipe "Kagastyle" Adrião

Anónimo disse...

Olá senhores das tunas.... lol
pensei seriamente se valeria a pena escrever alguma coisa e por fim achei que teria alguma coisa a acrescentar...
Muito se disse e muito ainda se vai continuar a dizer... é com muita pena que nos ultimos tempos tenho assistido a uma desconfortavel degradação da relação que outrora existio entre a enftuna e as restantes tunas da cidade de portalegre... digo isto porque estamos numa cidade pequena, onde todos nos cruzamos com frequencia... e como poucos que somos só teriamos a ganhar se estivessemos unidos e nao de costas voltadas como agora...
já agora tenho de concordar com uma coisa k o ToZe disse, k foi o facto de muitas pessoas do distrito pensarem unicamente em portalegre, pelo facto de ter o hospital distrital... digo isto pk sou de montargil, k por acaso é a freguseia mais distante de Portalegre e esse é o sentimento k infelizmente muitas pessoas destas paragens tem... infelizmente pk como amante desta cidade, tenho de concordar tambem com o meu amigo e padrinho hugo emepecê... esta cidade tem muito mais para oferecer do k o seu hospital....
bem mas vamx la falar do k me levou mesmo a escrever aki um comentario...
começaram a falar em nos juntarmos à volta de uma fogueira, o k axo muito bem, pk teriamos todos a ganhar com isso e quem ganhava ainda mais era a nossa cidade, pk mae k é mae nao gosta de ver os filhos de costas voltadas...
bem mas voltando à fogueira...
o hugo ja disse k a vai atear e eu nao me importo de levar uns chouriços, umas farinheiras e umas morcelas.... ja agora outra pessoa podia levar o pão e outra umas mini's fresquinhas... sim pk o pessoal da enftuna tambem gosta de umas boas mini's...
vá pessoal vamo-nos unir...
abraços
Tiago
Matreco (EnfTuna)

TinTin's disse...

Bem...
Matreco, que comentário genial!
O que eu já me fartei de rir!
Grande Matreco! Só mostra a grande pessoa que és...

Um grande abraço ;)

TinTin's - João Mendes (EnfTuna)

PS- Pra q conste, digo isto sem qq ponta de ironia...